O UNStudio, em colaboração com Werner Sobek, projetou um novo arranha-céu para Dubai que se tornará uma das mais altas fachadas de cerâmica do mundo após sua conclusão. Criado para o Wasl Development Group, o projeto está localizado ao longo da famosa via do Sheikh Zayed e em frente ao Burj Khalifa.
Com as obras em andamento a partir de 2016, o UNStudio revelou imagens recentes que destacam o progresso da Torre Wasl. Interagindo em quase todas as fachadas possíveis e oferecendo acesso público aos níveis mais altos, o esbelto edifício de 300 metros de altura "adota um movimento clássico de contraponto". De fato, a Wasl Tower traduz o status da cidade de Dubai, como um hub internacional de conectividade.
Como o projeto se relaciona fortemente e se interconecta com a experiência urbana de Dubai, o objetivo é fazer com que a visita à torre da cidade seja a mais atraente e contemporânea possível. Um conceito de saúde, conforto e bem-estar foi desenvolvido para o edifício. - Ben van Berkel, UNStudio.
Planejado de acordo com o conceito de engenharia e sustentabilidade desenvolvido por Werner Sobek, o projeto do UNStudio gerará as fachadas de cerâmica mais altas do mundo, feitas de argila e elementos cerâmicos vitrificados de tecnologia básica. A geometria da torre foi definida por meio de um projeto paramétrico e com engenharia de alta tecnologia, implementando as medidas sustentáveis necessárias.
Na fachada, uma faixa inclinada sobre a pele básica literalmente oculta a geometria e fornece as superfícies "fechadas" necessárias. Esse elemento não apenas fornece sombra, mas também reflete a luz do dia no interior da torre. - UNStudio
Uma costura percorrendo toda a altura da torre cria uma espécie de avenida vertical com espaços verdes e ao ar livre. Previsto como empreendimento de uso misto, o hotel MO @ Dubai será estabelecido na estrutura com mais de 250 quartos. O programa também inclui escritórios, quartos, áreas públicas e apartamentos. Para facilitar o acesso à torre, uma estratégia de transporte vertical foi desenvolvida com a implementação de elevadores separados, 17 no total, dos quais 5 são elevadores de serviço.
- Cliente: wasl Asset Management Group
- Engenharia: Werner Sobek, Dubai/Stuttgart
- Projeto: UNStudio, Dubai/Amsterdam
- Arquitetura: UNStudio, Amsterdam
- Engenharia e Sustentabilidade: Werner Sobek, Dubai/Stuttgart
- Tempo de planejamento: 2014 – 2016
- Início Construção: 2016
- Localização: Sheikh Zayed Road, Dubai, UAE
- Superfície Construída: 106.534 m2 GFA / 168.081 m2 BUA
- Volume Construído: 840.000 m3
- Terreno: 8.785 m2
- Altura: 302m
- Programa: Uso misto
- Operador: Mandarin Oriental Hospitality Group